quinta-feira, 28 de março de 2013

O que foi a Revolução Russa?

Foi uma série de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou o império russo e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. 

Recém-industrializada e sofrendo com a 1ª Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática . A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem a União Soviética.
Fonte: Revista Mundo estranho, Março de 2012.
  

terça-feira, 26 de março de 2013

A revolução russa trouxe prejuízos ou benefícios para a população da U.R.S.S.?

Prejuízos. 

Quando Stálin assumiu o poder decidiu industrializar a Russia, ele só podia contar com dinheiro que vinha da agricultura, já que não podia fazer empréstimos internacionais por causa da pobreza em que o país se encontrava.

Para que a produtividade aumentasse foram criadas fazendas coletivas e por conta disso vários camponeses foram obrigados a entregar suas terras e seu gado ao estado para trabalharem nessas fazendas.Nas fabricas, os operários foram proibidos, sob ameaça de morte, de fazer greve ou mudar de emprego.

As metas de Stálin foram alcançadas e a União Soviética se modernizou e se industrializou. Porém, o totalitarismo implantado por Stálin na URSS mantinha um rígido controle sobre a imprensa e a cultura em geral.

"Os críticos de Stálin  foram silenciados. Biólogos e botânicos, economistas e soldados que o descontentavam eram rebaixados, enviados para províncias  longínquas e campos da Sibéria ou assassinados."  George Blainey


Fonte: InfoEscola