terça-feira, 26 de março de 2013

A revolução russa trouxe prejuízos ou benefícios para a população da U.R.S.S.?

Prejuízos. 

Quando Stálin assumiu o poder decidiu industrializar a Russia, ele só podia contar com dinheiro que vinha da agricultura, já que não podia fazer empréstimos internacionais por causa da pobreza em que o país se encontrava.

Para que a produtividade aumentasse foram criadas fazendas coletivas e por conta disso vários camponeses foram obrigados a entregar suas terras e seu gado ao estado para trabalharem nessas fazendas.Nas fabricas, os operários foram proibidos, sob ameaça de morte, de fazer greve ou mudar de emprego.

As metas de Stálin foram alcançadas e a União Soviética se modernizou e se industrializou. Porém, o totalitarismo implantado por Stálin na URSS mantinha um rígido controle sobre a imprensa e a cultura em geral.

"Os críticos de Stálin  foram silenciados. Biólogos e botânicos, economistas e soldados que o descontentavam eram rebaixados, enviados para províncias  longínquas e campos da Sibéria ou assassinados."  George Blainey


Fonte: InfoEscola

2 comentários:

  1. Será que foi apenas prejuízos? Vimos em nossas aulas que o governo do Czar era devastador para o povo, apenas os ricos e nobres tinham tudo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professor, Samara já postou os benefícios, olha lá se ficou bom!!

    ResponderExcluir