quarta-feira, 17 de abril de 2013

Curiosidades

Curiosidades da revolução russa:

  • A Revolução Bolchevique foi o processo derivado da ascensão das lutas operárias e camponesas da chamada "revolução de fevereiro", reinstituindo os conselhos operários. Após a Revolução de Fevereiro, instalou-se uma dualidade de poderes - de um lado, o Estado Czarista, representando a classe dominante; de outro, os conselhos operários e de soldados, representando a população trabalhadora. Este processo durou até outubro, quando ocorre a chamada "Revolução Bolchevique", na qual os bolcheviques assume o poder estatal.
  • Logo após Lênin assumir o poder, os inimigos dos bolcheviques foram mortos, a começar pela família imperial, os Romanov. Nicolau II ficou aprisionado em Ekaterinburgo até julho de 1918, quando foi executado com toda a sua família. Neste período ocorreu um intenso processo de burocratização, com esvaziamento dos "sovietes" e conselhos operários, intensa repressão, inclusive a marinheiros, camponeses, trabalhadores ligados a outras tendências de esquerda, assim como os divergentes dentro do Partido Bolchevique.
  • Stálin assumiu o comando do país com poderes ditatoriais. Expulsou do partido e do exército todos os seus possíveis inimigos ou rivais. Milhões foram presos, executados ou deportados para campos de trabalho na Sibéria. Estima-se que mais de 6 milhões de pessoas foram mortas. Os números são convincentes: o censo de 1937 revelou que a população havia caído em oito milhões de pessoas, por causa da coletivização forçada no campo, da repressão política e das execuções. Entre 1937 e 1938, foram presos cerca de um milhão e meio de “inimigos do povo”. Oficialmente foram realizadas 681.692 execuções - uma média de quase mil por dia.
  • Porém a vítima mais conhecida do stalinismo foi Leon Trotski, o fundador do Exército Vermelho. Em 1927, foi expulso do partido e do país. Em 1940, estava exilado no México, quando foi assassinado, a mando de Stalin.
Revolução russa em 3 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário